
Projeto idealizado pelo vocalista reúne Edu Ardanuy, Dani Matos, Aquiles Priester e grandes nomes do metal nacional em uma celebração solidária ao legado do maestro
O All Metal Stars BR se prepara para levar, em março de 2026, uma grande turnê em homenagem a Andre Matos por mais de 16 cidades brasileiras. Em entrevista concedida a Igor Miranda, da Rolling Stone Brasil, e transcrita pela TRM Press, Thiago Bianchi resume o espírito da iniciativa:
“Faremos uma homenagem incrível ao Andre Matos em mais de 16 cidades do Brasil, estamos muito felizes com a repercussão e com o número de pedidos de shows que tem chegado”, disse o cantor. Idealizado pelo vocalista, o projeto nasceu do desejo antigo de celebrar de forma ampla e estruturada a obra do cantor que marcou gerações com Viper, Angra, Shaman e outros trabalhos.
Assista a entrevista: https://www.youtube.com/watch?v=9nu2-HPb14k&t=105s
Origem do projeto
A semente do projeto foi plantada ainda em um tributo realizado com o Noturnall em São Paulo e ganhou força após a participação de Bianchi no programa Amplifica, quando ele cantou “Stand Away” e recebeu uma enxurrada de mensagens de fãs pedindo uma homenagem maior. A partir daí, o vocalista se uniu a Cristiano, do Phornax, para estruturar a turnê e convidar músicos diretamente ligados à história de Andre ou ao seu legado artístico.
“A primeira pessoa que eu liguei foi o Dani, o irmão do cara. Depois falei com o Aquiles, com o Edu Ardanuy, com o Guilherme, o Saulo, o Fábio… é um time fechado. A gente tá tratando tudo com muito, muito carinho, com muita delicadeza, tudo feito com o coração”, conta Bianchi, destacando também a participação de bandas como Phornax, Krakkenspit e Tierramystica.Dani Matos: família, emoção e responsabilidade
No baixo, Dani Matos leva para o palco não apenas a técnica, mas também a vivência familiar e o olhar de fã. Ele cresceu assistindo aos primeiros ensaios do Viper e do Angra dentro de casa e agora revisita esse repertório de forma profunda. “Eu cresci vendo todo o desenvolvimento do Andre, ele foi a minha referência, meu herói musical durante a vida inteira”, lembra. “Estou estudando a fundo todas essas músicas do Andre, tá sendo muito emocionante.
Quando o Thiago veio com o projeto, eu quis fazer em parceria com a família. Levamos tudo para minha mãe e para o meu primo, decidimos em conjunto e eles disseram: ‘vai lá’. Eu nunca tinha feito uma homenagem dessa proporção e está me proporcionando momentos de muita emoção.”O desafio de Edu Ardanuy em um território diferentePara Edu Ardanuy, convidado justamente por ser um nome de fora do círculo tradicional do power metal de Andre, o projeto representa um desafio artístico e uma oportunidade de reverenciar um dos maiores vocalistas do mundo. “Eu fiquei com receio no começo porque não é exatamente a minha praia, apesar de eu gostar. Então era um grande desafio, não basta aceitar, tem que aceitar e fazer direito”, afirma. “Aceitei primeiro pela homenagem, mais do que merecida.
O Andre foi um dos maiores vocalistas do mundo, desde o Viper, Angra, Shaman, os projetos solos. E também pelo desafio de tocar partes do Kiko Loureiro, que é um dos maiores guitarristas do mundo. Não é um projeto cover, é uma homenagem com uma série de artistas do universo do heavy metal, e eu estou muito honrado de poder participar.”Repertório, emoção e a missão de manter o legado vivoO repertório da turnê ainda está em constante construção, mas a ideia é contemplar várias fases da carreira de Andre, incluindo material solo e faixas do projeto Virgo, sempre equilibrando clássicos e surpresas.
“É difícil fazer uma playlist do Andre, só tem hit, só tem clássico”, admite Bianchi. “Mas uma coisa é certa: vai ser uma noite incrível, porque é só pedrada, só pedrada, uma música melhor que a outra, momentos emocionantes. Porque essa festa é de vocês, né, essa festa é pra todo mundo, é do Brasil pro mundo, a gente tem que celebrar o que é nosso, celebrar a nossa história, o nosso ídolo máximo do heavy metal, da voz melódico, o Andre. A gente precisa manter os nossos ídolos vivos.” Segundo ele, o All Metal Stars BR também reforça a força do heavy metal brasileiro, comparado ao futebol como uma expressão artística genuinamente nacional.
Desde o início, o projeto nasceu com um forte viés social e de fortalecimento da cena. Parte dos ingressos é solidária, com renda destinada a ações sociais e à família de Andre, e a curadoria das bandas de abertura foi pensada para apresentar novos nomes ao grande público. “Vamos usar esse projeto para apresentar ao público bandas novas, para mostrar que tem som novo e muito bom no metal acontecendo”, destaca Bianchi. Dani reforça o impacto do legado do irmão na vida das pessoas: “Uma das coisas mais bonitas que já vi na minha vida é a quantidade de gente que chega pra mim falando o quanto a música do Andre mudou a vida delas pra melhor. (…) O que é arrecadado de direitos autorais da obra do Andre vai 100%, centavo por centavo, para ajudar o filho dele, o Adrian, que mora na Suécia.
O único motivo é homenagem.” Entre elogios e críticas, a resposta do público se traduz em ingressos próximos de sold out e em uma certeza compartilhada pelo time: “A gente colocou nossas carreiras autorais em pausa para focar nisso, porque o Brasil merece essa celebração.”Ingressos disponíveis em todas as cidades (exceto São Paulo) em: ticketarena.com.br
Ingressos para São Paulo: https://www.ticket360.com.br/evento/31935/ingressos-para-all-metal-stars-br-homenagem-andre-matos
Datas confirmadas:
05/03 – Chapecó/SC – Lang Palace
06/03 – Porto Alegre, RS, Opinião
07/03 – Florianópolis, SC, John Bull
08/03 – Curitiba, PR, Hard Rock Café
12/03 – Campinas, SP, Brasuca
13/03 – Ribeirão Preto, SP, Alcans hall
14/03 – Juiz de Fora, MG, Cultural Bar
15/03 – São Paulo, SP, Audio
19/03 – Brasília, DF, Toinha
20/03 – Belo Horizonte, MG, Mr Rock
21/03 – Rio de Janeiro, RJ, Sacadura
22/03 – Vila Velha, ES, Correria
26/03 – Recife, PE, Armazém 14
27/03 – Natal, RN, Ribeira Music
28/03 – Fortaleza, CE, De Fabriek
29/03 – Teresina, PI, Bueiro do Rock
Fonte TRM PRESS