A espera finalmente acabou; o projeto Hall Of Gods, capitaneado pelo músico Rafael Agostino, acaba de lançar nas plataformas digitais o seu álbum de estreia, o aguardado “A Tribute to the Gods of Music”. Além das plataformas, o disco ganhou uma versão ultra limitada em vinil – lançado pela Abigail Records, agora em Portugal.
Ouça “A Tribute to the Gods of Music”:https://open.spotify.com/intl-pt/album/1Zbl2MhE602YyXDAEnGSzW?si=uI501UBhQjmrNa3QpLdbmQ
E hoje também está sendo lançado o último videoclipe que faltava, da música “Guarany (Sons of The Forest)”, que conta com as participações especiais de Marcello Pompeu (Korzus) e May Puertas (Torture Squad). Assista “Guarany (Sons of The Forest)”: https://www.youtube.com/watch?v=8Y1oBExh_wI
SOBRE O HALL OF GODS
A fusão da música clássica e heavy metal ganha destaque com a estreia do álbum “A Tribute to the Gods of Music” do projeto Hall Of Gods, lançado em LP pela Abigail Records. O mentor por trás do projeto é o músico Rafael Agostino, responsável por gravar todos os instrumentos.
O álbum presta uma homenagem reverente aos grandes compositores clássicos, sendo que cada faixa não somente encapsula uma temática singular, mas também incorpora, em suas letras, nuances relacionadas a esses mestres da música O Hall Of Gods destaca a faceta melancólica e melodiosa da música clássica, muitas vezes se aproximando do estilo doom metal.
O primeiro single foi lançado em grande estilo em Agosto de 2023, com a participação do experiente vocalista Zak Stevens (Archon Angel, Circle II Circle, Savatage, Trans-Siberian Orchestra). “The Requiem“, baseada no famoso Requiem de Mozart. A letra da música estabelece um paralelo intrigante entre a contemplação da mortalidade e a grandiosidade da obra em si. A composição também destaca releituras ousadas de temas icônicos de Mozart.
“Colaborar com Zak foi uma grande experiência, quase como tê-lo como membro integral da banda. Suas sugestões enriqueceram a letra, aprimoraram as melodias e ele expressou seu apreço pelo projeto, impulsionando ainda mais minha determinação em dar continuidade a essa empreitada”. “Madness by the Moonlight”, segunda faixa do álbum, presta homenagem a Beethoven. A composição conta com participações de Ralf Scheepers (Primal Fear, ex-Gamma Ray), Chris Caffery (Savatage, TSO, Doctor Butcher, Spirits of Fire) e Ana Days (Elevenber), A música inicia com o famoso e virtuoso 3º movimento da Sonata ao Luar e inclui diversos temas, alguns adaptados para diferentes tonalidades.
A letra, além de abordar as cartas de Beethoven com destino a suas amadas, traz toda referência à rebeldia do compositor, que ficou surdo e ainda compôs grandes obras sem sua audição. “Chris Caffery assim como Zak, demonstrou todo apoio ao projeto, chegando a gravar um vídeo para inserir no clipe, além de ter cantado também, é notável toda influência de Jon Oliva nos vocais do Chris, muita gente me perguntou se era o Jon.
O Ralf foi extremamente profissional, ao ponto de gravar tudo um dia depois do convite e ainda mandar todos os canais de voz já mixados e com efeitos, ele diz fazer assim também com o Avantasia, poupamos um pouco do trabalho do Henrique Canalle que fez toda a mixagem do álbum”. "Guarany - Sons of the Forest” é um tributo que vai além do compositor Carlos Gomes e sua obra, mas também uma homenagem aos povos originários, nesta música destacando toda sua cultura, força e conhecimento.
Os escolhidos para o featuring foram: Marcello Pompeu (Korzus) e Mayara Puertas (Torture Squad), que dividem os vocais dessa música. “Inicialmente o tributo ao compositor brasileiro seria sobre Villa-Lobos, a música já estava pronta quando a gravadora me alertou sobre os direitos autorais, faltam apenas 5 anos para entrar em domínio público, então esse single vai ter que esperar pelo menos 5 anos para ser lançado. Tive que escrever essa música sobre o Carlos Gomes em 2 semanas, pois já estava tudo agendado para o lançamento.
Fiquei bem feliz com o resultado, principalmente por ter meu amigo de longa data Marcello Pompeu, um ícone do nosso metal brasileiro, dando o sangue e alma nessa música, ele ajudou com trechos de letra e realmente me surpreendeu em estúdio, tanto nas notas altas cantadas com drive, quanto na narração super interpretada.”
O clipe foi gravado na aldeia Guarani Tekoa Pyau no Jaraguá, e teve a participação de 3 indígenas: Josiane Veríssimo Soares, Dayogo Popygua Soares E Jovelino Junior. “Foi uma experiência única fazer esse vídeo com eles, em toda aldeia habitam 80 famílias, e eles tem como língua materna o Guarani.” “Emperor of Himself”, abre o lado B do álbum com a participação do sueco Snowy Shaw, experiente vocalista e multi-instrumentista que trabalhou com Therion, Memento Mori, King Diamond, Mercyful Fate, Dream Evil, Notre Dame, Dimmu Borgir, Denner/Sherman e outros.
Além de abordar os famosos temas do concerto para piano de Edvard Grieg,, “Emperor of Himself” também conta com temas das suítes Peer Gynt, que é uma peça teatral escrita por Henrik Ibsen e musicada por Grieg.“Grieg é uma das minhas principais influências, o concerto para piano é o mais incrível de todos os concertos e também o mais executado no mundo”. “A letra aborda justamente a história de Peer Gynt, um andarilho que tirava proveito de tudo e todos, mas aqui também com um caráter crítico religioso fazendo referência como a religião tem seu papel na manipulação e falsas promessas.
Ter o Snowy no projeto foi uma grande honra, sou grande fã de King Diamond e Memento Mori, o convite inicialmente foi feito para o Snowy fazer um dueto com o Messiah Marcolin (ex Candlemass, Memento Mori), mas Snowy disse que após o Messiah ter lido seu livro (The Book of Heavy Metal), jamais aceitaria, já que o Snowy revelou alguns segredos sobre a difícil relação com Messiah. Sendo assim Snowy gravou todas as vozes, o que ficou realmente incrível, pois ele é capaz de ir do grave da tuba até os agudos do King Diamond.
O álbum fecha com a música “Devil Joy of Man's Desiring” um tributo à obra de Johann Sebastian Bach e a letra aborda sobre a sua incansável busca por uma resposta divina sobre seu dom. Entre os temas musicais escolhidos, o foco é na peça “Tocata e Fuga em Ré Menor”, uma das obras mais famosas e mais 'heavy metal' de todos os tempos.
O convidado especial para essa música foi Ronnie Romero, que assumiu os vocais do Rainbow na última tour, além de ter sido vocalista do Michael Schenker, isto sem contar a carreira solo já consolidada. Ele ainda canta nas bandas The Ferrymen, Elegant Weapons, Lords of Black, entre outras. “Eu já tinha ouvido Ronnie cantando a obra prima Stargazer do Rainbow, e foi incrível ver toda entrega e identidade de alguém cantando Dio, mas realmente fui conhecer melhor quando ele lançou The Shinning do Black Sabbath, junto com o Chris Caffery, Ronnie é um dos maiores vocalistas da atualidade sem dúvida, não é a toa que ele tem tantas bandas, ele se propôs a fazermos mais músicas, quem sabe em um futuro não muito distante gravamos algo para um possível segundo álbum.
A arte da capa e dos singles foi desenvolvida por Rômulo Dias, a diagramação por Carol Napolitano, a mixagem por Henrique Canalle e a master por Alessandro Morgado.
O álbum lançado em 18 de Abril em todas as plataformas digitais, também pode ser adquirido em vinil também na versão colorida através do selo Abigail Records.
Todas as músicas também estão disponíveis no YouTube com seus videoclipes.
Siga o Hall Gods em seus canais oficiais:https://linktr.ee/hallofgods?utm_source=linktree_profile_share
Fonte LP METAL WORLD