Possessed, os pais do Death Metal? O debate ganha novo capítulo em junho, na Vip Station, em São Paulo.

Quem criou o Death Metal? Duas bandas seminais disputam esse trono: Possessed e o Death. Essa é, até hoje, uma das perguntas mais debatidas entre fãs, músicos e pesquisadores do metal extremo. A resposta, longe de ser simples, passa diretamente pelo legado de uma das bandas mais influentes e brutais da história: o Possessed, que volta ao Brasil para uma apresentação histórica no dia 22 de junho (domingo), na Vip Station, em São Paulo, com realização da produtora Dark Dimensions.

O show ainda contará com peso máximo na abertura, com as bandas brasileiras Throw Me To The Wolves, Lacerated And Carbonized, Blasthrash e Siegrid Ingrid, prometendo uma noite insana e inesquecível. 

Ingressos já à venda pela plataforma DDTickets, em https://www.ddtickets.com.br/comprar/31/possessed-em-sao-paulo.

As Origens do Death Metal: Uma Disputa Histórica

Nos primórdios dos anos 1980, quando o Thrash Metal dominava o underground com bandas como Slayer, Metallica e Exodus, algumas mentes criativas começaram a ultrapassar os limites do extremo. Foi nesse cenário que surgiu o Possessed, na Califórnia, em 1983, trazendo uma proposta sonora ainda mais brutal, sombria e veloz.

Em 1984, a banda lançou a demo “Death Metal”, e, no ano seguinte, o seminal álbum “Seven Churches” — obra que muitos consideram o primeiro disco de Death Metal da história. A faixa de abertura, também intitulada “Death Metal”, não apenas batizou o gênero, como trouxe elementos inovadores para a época: vocais guturais, riffs cortantes e uma atmosfera profundamente obscura, que se afastava do Thrash tradicional e pavimentava um caminho totalmente novo, mais sombrio e agressivo.

Paralelamente, do outro lado dos EUA, na Flórida, Chuck Schuldiner, com sua banda inicialmente chamada Mantas (depois rebatizada como Death), também forjava as bases do estilo, com inúmeras demos já indicando que algo mais brutal estava a caminho. Contudo, foi apenas em 1987, com o lançamento de “Scream Bloody Gore”, que o Death entregou o que muitos consideram o primeiro álbum que consolidou definitivamente os pilares do gênero: produção visceral, estruturas musicais violentas e uma abordagem lírica ainda mais focada na morte, no horror e na miséria humana.

A conclusão, para muitos estudiosos e fãs, é clara: o Possessed é o criador, aquele que batizou e lançou as primeiras sementes do Death Metal; o Death, por sua vez, foi quem consolidou e desenvolveu o gênero no final dos anos 1980 e por todos os anos 1990, transformando-o em uma escola musical seguida até hoje no mundo todo, com obras-primas magistrais como o já citado debut, “Leprosy” (1988), “Spiritual Healing” (1990), “Human” (1991), dentre muitos outros.

Em 1993, o Possessed, depois de lançar o segundo e também excelente álbum “Beyond the Gates” (1986) e o EP “The Eyes of Horror” (1987), encerrou suas atividades devido a problemas internos, desgaste entre os membros e, principalmente, após Jeff Becerra ficar paraplégico ao ser baleado durante um assalto em 1989. Soma-se a isso as dificuldades do cenário musical da época, com falta de apoio e estrutura para seguir adiante.

Com a morte de Chuck Schuldiner, em 2001, por conta de um câncer cerebral, o mundo perdeu um de seus maiores gênios musicais. Porém, o retorno triunfante de Jeff Becerra — que, mesmo com toda sua limitação e condição preso a uma cadeira de rodas, voltou com muita resiliência e perseverança aos palcos em 2007 com uma nova encarnação do Possessed. Doze anos depois, lançou o aclamado álbum “Revelations of Oblivion”, (2019) — mantendo viva a chama que deu origem ao Death Metal até os dias de hoje.

Depois de passar três vezes pelo Brasil, o Possessed retorna mais forte do que nunca, trazendo em sua bagagem clássicos absolutos como “The Exorcist”, “Pentagram”, “Burning in Hell”, “Seven Churches” e, claro, a icônica “Death Metal”, além de sons mais recentes que comprovam sua relevância contínua no cenário mundial.

Além de Jeff Becerra (vocal), único remanescente da formação clássica, o Possessed conta com Daniel González e Claudeous Creamer (guitarras), Robert Cardenas (baixo) e Chris Aguirre (bateria), um time extremamente coeso, vibrante e cheio de fúria.

E os fãs do estilo, concordam que o criador do estilo foi o Possessed? Enquanto refletem sobre os fatos, preparem-se para uma verdadeira celebração do extremo, pois presenciar um show dessa instituição máxima do metal é mais do que uma oportunidade — é um ritual obrigatório.

SERVIÇO: POSSESSED EM SÃO PAULO
Data: 22 de Junho de 2025 (domingo)
Local: Vip Station
Endereço: Rua Gibraltar, 346 – Santo Amaro, São Paulo – SP, 04755-070
Produção: Dark Dimensions
Assessoria de Imprensa: JZ Press
Abertura da casa: 15h
Início do show: 19h

Classificação Indicativa: +18

Ingressos online em https://www.ddtickets.com.br/comprar/31/possessed-em-sao-paulo

Sujeito a alteração no valor do ingresso conforme virada do lote.

Ingressos promocionais válidos mediante a entrega de 1 kg de alimento não-perecível na entrada do evento.

Pontos de Venda (sem taxa de serviço – pagamento em dinheiro, cartão ou pix):Animal Records (Galeria do Rock – São Paulo/SP)

Garanta já seu ingresso e testemunhe a lenda que deu nome e forma ao Death Metal.

Links Relacionados:

https://www.instagram.com/possessed_official
https://www.facebook.com/darkdimensionsprodutora
https://www.instagram.com/darkdimensionsbrazil
https://www.facebook.com/jzpressassessoria
https://www.instagram.com/jzpressassessoria

Fonte Nuclear Blast

Crédito/Divulgação (Nuclear Blast Records)