TORTURE SQUAD LANÇA VIDEOCLIPE DE 'MAGNUM CHAOS', JUNTO A COP30 E TRANSFORMA ALERTA CLIMÁTICO EM METAL PESADA

No dia em que o mundo discute o futuro do planeta, a banda une o ativismo e o metal, e lança uma música que traduz em peso e urgência o mesmo clamor por sobrevivência. 

Torture Squad, uma das grandes bandas do metal brasileiro, lança nesta segunda-feira, 10 de novembro, 'Magnum Chaos', o oitavo videoclipe de divulgação do aclamado álbum  'Devilish', lançado em setembro de 2023 pelo selo italiano Time to Kill. 

Neste lançamento, uma trilogia com as três últimas faixas do álbum, “Gaia”, "A Farewell to Mankind” e “The Last Journey”, a banda expressa um pedido de socorro do planeta para a humanidade.

Gravado e produzido por Maycon Roberto Avelino, da Starchip Video, o vídeo é lançado no mesmo dia que o Brasil recebe a COP30, em Belém do Pará. A COP 30, é a principal conferência anual da ONU sobre mudanças climáticas e vai acontecer entre os dias 10 e 21 de novembro. A junção do lançamento de uma música que traz os mesmos ideais de uma conferência da ONU, sobre o alerta que a humanidade tem que ter sobre os cuidados ao planeta, parece ser óbvia e perfeita para o Torture Squad.

A faixa instrumental e acústica “Gaia” é a introdução da trilogia, com imagens geradas por Inteligência Artificial e informações chocantes e realista sobre a  deterioração do planeta, com texto de António Guterres, Secretário-geral das Nações Unidas.

Sobre a produção, o baterista Amilcar Christófaro comenta:
"O vídeo tem um contraponto de belíssimas imagens como a primeira foto do planeta Terra vista da Lua, a chamada 'Earthrise', tirada pelo astronauta William Anders, da missão americana Apollo 8, em 24 de dezembro de 1968. Como também imagens dos quatro elementos vitais da vida, Terra, Ar, Fogo e Água, geradas por IA e escolhidas meticulosamente pelo Maycon Avelino e por mim. O conceito é mostrar o lado belíssimo da terra e o que estamos perdendo se continuarmos sem dar a atenção devida ao planeta".

Já “A Farewell to Mankind” tem letra do baixista Castor, e harmonias criadas pela vocalista Mayara Puertas. O vídeo conta com imagens captadas no show emblemático que o Torture Squad realizou em setembro, como banda de abertura para a turnê de despedida do Sepultura, 'Celebrating Life Through Death', no Espaço Unimed, em São Paulo. O show teve participação da cosplay Slovakia, em uma performance emblemática representando Lilith.

Finalizando a trilogia, “The Last Journey”, é última faixa do álbum 'Devilish', e o videoclipe apresenta a vocalista e compositora da música Mayara Puertas em uma performance encantadora no piano, em frente a banda, gravado no Dissenso Studio, em São Paulo.
Mayara Puertas comentou:

"Escrevemos o álbum 'Devilish' em meio a um dos períodos governamentais mais caóticos no nosso país, a expressão em Latim “Magnum Chaos“ significa exatamente isso : Um grande caos . Tivemos Bolsonaro se tornando presidente com uma campanha que prometeu acabar com a fiscalização ambiental, não demarcar nenhuma terra indígena e armar a população. Foi natural nos manifestarmos contra isso tudo através de nossa música, era urgente trazer reflexões em defesa do meio ambiente e preservação da memória e território iindigena . Algumas pessoas podem achar que estamos “batendo sempre nas mesmas pautas”, mas nós temos algo a dizer! A Arte sempre será uma ferramenta de protesto".

O lançamento de 'A Magnum Chaos' em paralelo à COP30 reforça a sintonia entre a arte e o debate global sobre o futuro do planeta, ampliando o alcance do discurso ambiental dentro do metal brasileiro. Enquanto líderes mundiais se reúnem em Belém para discutir políticas ambientais e metas de sustentabilidade, o Torture Squad transforma som e imagem em um manifesto pela consciência ecológica.
Torture Squad segue divulgando o recente disco 'Devilish', disponível nas plataformas digitais e na versão física, com distribuição nacional pela Sound City Records e Valhall Music. 

OUÇA O ÁLBUM 'DEVILISH' AQUI
Assista ao video de 'Magnum Chaos' AQUI


Torture Squad é visto pelos fãs de música extrema como uma das bandas de metal mais viscerais e poderosas em ação atualmente. Com quase três décadas de atuação, com excelentes apresentações ao vivo inclusive nos mais importantes festivais de metal do mundo, o grupo brasileiro reuniu legiões de fãs tocando por todo o país, América Latina e Europa - batendo o recorde após se apresentar no Wacken Open Air 2025, tornando-se uma das únicas bandas brasileiras a tocar quatro vezes no festival. 

Em seu segundo álbum com a nova formação, Mayara Puertas (Voz), Rene Simionato (Guitarra), Castor (Baixo) e Amilcar Christófaro (Bateria) transcendem com maturidade a sonoridade do metal extremo, incorporando o metal progressivo, influências da música brasileira e sinfônica elementos. 

O álbum também homenageia os heróis brasileiros com a participação de Andreas Kisser (Sepultura) na faixa “Buried Alive”, e uma homenagem a Rickson Gracie o resiliente lutador de Jiu Jitsu considerado uma das maiores lendas do esporte, tema da faixa “Warrior”, que também se tornou single contando a participação da cantora Leather Leone, do Chastain. além de Alex Nasser na percussão árabe em “Hell is Coming”.

A banda também mobilizou diversos músicos ligados às causas indígenas para colaborar na música “Uatumã” – Suzane Hecate (Miasthenia), Victor Rodrigues (Tribal Scream) e João Luiz (Golpe de Estado) -, fazendo um apelo pela preservação da Amazônia em uma canção que flui de forma potente com as falas do líder indígena Raoni Metuktire e ritmos tribais. A banda lançou sete videoclipes de grande produção para promover o disco: "Hell is Coming", "Flukeman", "Warrior", "Sanctuary", "Thoth", "Mabus" e "Find My Way"

Como primeiro aperitivo, a banda lançou o primeiro single, intitulado “Mabus”, acompanhado de um lyric video feito pelo  Wanderley Perna. ‘Devilish’ foi gravado e mixado pelo Diego Rocha na Bay Area Estudios e a masterização ficou por conta de Martin Furia, guitarrista do Destruction e famoso por  trabalhar com as bandas The Damnnation, Invisible Control e Eskrota.

OUÇA O ÁLBUM 'DEVILISH' AQUI
Gênero: Thrash/Death Metal 
Selo: Time To Kill Records 
Faixas:
01 Hell is Coming

02 Flukeman

03 Buried Alive

04 Warrior

05 Sanctuary

06 Uatumã

07 Thoth

08 Mabus

09 Find My Way

10 Gaia

11 Farewell To Mankind

12 The Last Journey 

Produção: Diego Rocha e Torture Squad 
Gravação e mixagem: Diego Rocha (Bay Area Estudios) 
Masterização: Martin Furia 

Formação:

Mayara “Undead” Puertas – Vocais

Rene Simionato – Guitarras

Castor – Baixo

Amilcar Christófaro – Bateria 

Arte da Capa:  Marcelo Vasco 
Fotografia:  Heitor Shevchenko 

TORTURE SQUAD online:
Website: https://www.torturesquad.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/torturesquad

Instagram: https://www.instagram.com/torture_squad/

Spotify: https://spoti.fi/3S8rjXa

Fonte Reverbera Music